Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens


Comentários recentes

  • Anónimo

    As pirâmides enorme da Bósnia para além de serem g...

  • Anónimo

    Já verificaram como este verão está a ser um dos m...

  • Anónimo

    musica da boahttps://www.youtube.com/watch?v=rSFfa...


Notas





Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


A cura

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Porque arde Portugal mais do que todo o resto da Europa?!?

Domingo, 21.10.12

http://www.correioalentejo.com/fotos/20120629085840.jpg                                    http://img136.imageshack.us/img136/2264/incendioportugal180.jpg     

  

 

Portugal ardeu nas últimas três décadas tanto ou mais do que o resto da Europa e estamos a falar em mais de 50 países europeus.

Só na última década de 1999 a 2008 Portugal viu a sua área florestal arder quase 225.000 vezes! Em mais de três décadas foram mais de meio milhão de fogos, ou seja Portugal arde tantas vezes como os restantes países europeus, o que faz de Portugal um triste recordista pirómano.

E porque arde tanto Portugal?

São muitos os factores que contribuem para tal, o principal motivo é sem dúvida o facto da floresta ter a monocultura de eucaliptos e como é sabido o eucalipto adora o fogo, ou seja o eucalipto recrudesce/aumenta graças ao fogo. Esta árvore  ainda faz com que arda tudo à volta num raio de vários km, o que a torna uma árvore em solo português muito peculiar pelos piores motivos.

 

Devido aos eucaliptos temos o perigo de imensas áreas de terrenos em Portugal ficarem não só estéreis, - são mais estéreis que muitas salas de operações - mas também desertos de fauna, é raro encontrar-se pássaros e outros animais nos eucaliptais, ao contrário de áreas onde predominam sobreiros, carvalhos, castanheiros e outras árvores autóctones. O eucaliptal arde como um fósforo e isso traz sempre problemas ambientais e económicos para os portugueses.

 

Acresce ainda o facto sobejamente conhecido em como esta espécie invasora, o eucalipto, seca as fontes, ribeiros e até rios.

 

Em tempos houve a loucura, - que agora todos pagamos utilzando-a ou não a "alcatroarização" do país, agora a loucura é a eucaliptização que começou há poucas décadas com os resultados desastrosos conhecidos.

 

Sobressai ainda o facto de Portugal arder até quase trinta e cinco vezes mais do que a Grécia, país com condições de clima e terreno parecidos aos de Portugal. Mais estranho é ao que tudo indica, sermos o único país da Europa sem guarda florestal !!!

 

Mais parece que em quatro décadas Governos(!) e governados não aprenderam a lição.

Até quando vamos permitir esta insensatez ?! Quantas mortes vão ser necessárias para alterar esta situação catastrófica ?

 

Fonte:

Eurostat

outras

 

 

Imagens:

Correio Alentejo

Gazeta das Caldas

Autoria e outros dados (tags, etc)

A água é de todos


13 comentários

De João Cutileiro a 29.07.2015 às 15:18

Sinceramente acho que Portugal e seus portugueses ainda não aprenderam muito, continuam a plantar eucaliptos, serão eles masoquistas?

Comentar post








Ciência Iniciática

O espírito domina a matéria.