Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Abril 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens


Comentários recentes

  • Anónimo

    As pirâmides enorme da Bósnia para além de serem g...

  • Anónimo

    Já verificaram como este verão está a ser um dos m...

  • Anónimo

    musica da boahttps://www.youtube.com/watch?v=rSFfa...


Notas





Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


A cura

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Alemanha: Cidade mais verde, jardinagem urbana

Quarta-feira, 27.04.16

A moda da jardinagem urbana, a chamada "jardinagem urbana", ganha cada vez mais força entre os alemães. Mensagem política, estilo de vida e busca pela natureza estão entre as possíveis causas do fenômeno.

Cena cada vez mais comum nas cidades alemãs

Cena cada vez mais comum nas cidades alemãs

A chamada "jardinagem urbana" é tendência da estação e um dos temas prediletos da mídia alemã. Onde não há asfalto, como ao redor de árvores à beira da estrada, os moradores plantam flores e grama – e sem pedir permissão. Outros cultivam vegetais em terrenos baldios e alguns donos de restaurantes colocam tantos vasos diante de seus estabelecimentos, que chegam a parecer floriculturas.
Ainda não existe um termo em alemão para tal fenômeno, mas há tentativas de explicá-lo. Em 2011, saiu o primeiro livro sobre o tema: Jardinagem urbana: über die Rückkehr der Gärten in die Stadt(Jardinagem urbana: sobre o retorno dos jardins na cidade, em tradução livre), editado por Christa Müller. O volume discute a resistência ao neoliberalismo e a busca por alternativas aos grandes supermercados. Mas quantas mensagens políticas escondem-se em uma cenoura ou em amores-perfeitos sob uma árvore de rua?
Para Bert Beitmann, especialista em jardinagem na Alemanha, a "jardinagem urbana" é um estilo de vida e está ligada a dois fatores. "Os jovens buscam mais natureza e a utilizam como meio de comunicação." Segundo Beitmann, isso seria uma resposta a uma necessidade inconsciente. "Em nossa civilização, estamos submetidos a uma série de estímulos e, por isso, ficamos doentes com frequência. Os mais jovens são muito mais sensíveis a isso."
Mas a busca pela natureza não é algo novo na Alemanha. Os românticos já escapavam para a natureza antes do Iluminismo, principalmente para as florestas. Durante o período Biedermeier, no século 19, a burguesia construía um muro no jardim, deixava rosas subirem nele, plantava arbustos ao lado de groselhas, colocava vasos de flores sobre o gramado e levava uma vida tranquila longe da política.
Quadro típico do movimento 'Lebensreform': Ludwig Fahrenkrog, 'Die heilige Stunde', 1905

Quadro típico do movimento 'Lebensreform': Ludwig Fahrenkrog, 'Die heilige Stunde', 1905

Há cem anos, o movimento "Lebensreform" (reforma da vida) exerceu grande influência sobre a burguesia alemã. Do ponto de vista dos reformadores, a industrialização da segunda metade do século 19 havia arruinado as cidades e as pessoas.
Homeopatia, nudismo, ioga e comunidades rurais tornaram-se modernas. Ali começou o que também se vê no movimento da "jardinagem urbana" atual, diz Beitmann. "Nosso individualismo moderno, nossa consciência corporal, nossa preocupação com a saúde e nossa compreensão ecológica sobre a natureza vêm dessa época."
 
Neoburguês ou revolucionário?
Sempre existiram jardins e até mesmo agricultura/hortas nas cidades, diz Stefanie Bock, do Instituto Alemão de Urbanismo, em Berlim. Mas, com o crescimento das cidades, grande parte dessas áreas desapareceu. Restaram as hortas urbanas, os chamados "Schrebergärten", pequenos lotes de terreno que remetem a um movimento político-social de 150 anos atrás. Naquele tempo, os habitantes das cidades deveriam garantir seu consumo de frutas e verduras em um jardim próprio.
A "jardinagem urbana" retoma essa tradição e a redefine. Até pouco tempo esses loteamentos eram vistos como um refúgio do conservadorismo, mas novas hortas urbanas vêm sendo construídas ao lado das antigas.
Portanto, diversas tradições de jardinagem alemãs podem explicar a "jardinagem urbana", porém, Bock ressalta que existe um ineditismo no fenômeno. "Os jardineiros urbanos estabelecem uma relação entre seus jardins e o desenvolvimento das cidades. Eles querem reaproximar a cidade da natureza e sentir-se parte dessa cidade", afirma.
 
Típico de Berlim?
Hortas urbanas são tradição na Alemanha

Hortas urbanas são tradição na Alemanha

Ao observar a cena de Berlim mais de perto – a terra da "jardinagem urbana" na Alemanha –, depara-se com a típica mistura entre criatividade e uso temporário de terrenos abandonados, que fez a fama internacional da Berlim pós-reunificação.
"Pode ser que os jardins urbanos deem continuidade a uma cultura alternativa que existia em Berlim em clubes clandestinos e espaços livres após a reunificação", diz a pesquisadora de urbanismo Stefanie Bock.
Apenas os protagonistas atuais são outros: pessoas jovens, com outras necessidades e outras experiências. Se em 1990 as pessoas se encontravam em clubes underground ilegais para se sentirem livres da opressão comercial, hoje se busca o bem-estar entre hortas e jardins.
 
Um assunto para a política
Ainda não existem estudos científicos sobre a "jardinagem urbana", mas o interesse pela tendência é grande. O Instituto de Urbanismo organizou recentemente uma conferência para discutir o tema. O encontro previu que, em breve, o assunto seja também discutido pelas autoridades, para responder à pergunta: como lidar com a proliferação do verde no meio da cidade? Mas o especialista em jardinagem Bert Beitmann tem dúvidas sobre o tacto que os políticos têm para o assunto.
A jardinagem na Alemanha move-se entre dois polos. De um lado, domina o planejamento técnico-científico de espaços abertos. Paralelamente, há o marginalizado paisagismo tradicional, que trabalha num âmbito romântico-estético e emocional. "Não consigo imaginar que funcionários públicos possam se envolver sentimentalmente em qualquer atividade", diz Beitmann. Ele pleiteia que o paisagismo ganhe espaço novamente, pois talvez assim os parques e jardins públicos voltem a ser apreciados e a busca por outras áreas verdes diminua.
 
Fontes:
Kay-Alexander Scholz
DW

Autoria e outros dados (tags, etc)

A água é de todos


2 comentários

De Gleison Pardim a 08.07.2016 às 15:55

Olá, parabéns pelo Blog!
Sou da empresa Portal das Gramas, conte conosco para informações sobre:
Grama (http://www.portaldasgramas.com.br)
Como plantar Grama (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-como-plantar-grama)
Gramas para Jardim (http://www.portaldasgramas.com.br/gramas-para-jardim)
Grama para campo de Futebol (http://www.portaldasgramas.com.br/gramas-para-campo-de-futebol)
Gramas para Paisagismo (http://www.portaldasgramas.com.br/gramas-para-paisagismo)
Tipos de Grama (http://www.portaldasgramas.com.br/tipos-de-grama)
Grama Esmeralda Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-esmeralda)
Grama São Carlos Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-sao-carlos)
Grama Batatais Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-batatais)
Grama Bermudas Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-bermudas)
Grama Santo Agostinho Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-santo-agostinho)
Grama Coreana Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-coreana)
Grama Preço (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-preco-m2)
Grama em Campinas (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-em-campinas)
Grama em Minas Gerais (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-em-minas-gerais)
Grama em São Paulo (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-em-sao-paulo)
Grama no Rio de Janeiro (http://www.portaldasgramas.com.br/grama-no-rio-de-janeiro)
Um grande abraço!
Cordialmente, Gleison Pardim.

De Jorge Pardim a 29.04.2017 às 15:49

Olá, parabéns pelos artigos!
Conteúdo muito bom e de fácil entendimento!
Se precisar, conte conosco para dicas e informações sobre tipos de gramas:
www.agrogramas.com.br
www.agrogramas.com.br/grama-esmeralda
www.agrogramas.com.br/grama-batatais
www.agrogramas.com.br/grama-sao-carlos
www.agrogramas.com.br/grama-bermudas
www.agrogramas.com.br/grama-santo-agostinho
www.agrogramas.com.br/grama-coreana

Comentar post








Ciência Iniciática

O espírito domina a matéria.