Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Janeiro 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor



Mensagens


Comentários recentes


Notas




Visitas

Flag Counter by Stats4U Show Stats for this Counter



O meu ideal de ecoaldeia

Quarta-feira, 06.01.16

O documentário "Ein Neues Wir", mostra claramente de quantas maneiras diferentes podem existir várias comunidades ou até mesmo ecoaldeias para se viver. Quem optar pelo tópico, deve estar consciente e em primeiro lugar das suas próprias necessidades, para tudo ficar mais claro, porque cada forma de vida é um individuum , assim como todos nós. A gama do moderno termo "comunidade" é enorme e varia desde as casas para estudantes "campus"  até à co-habitação, etc.,  a diversos projetos das câmaras municipais passando pelas modernas ecoaldeias. 

 

Qual é então o meu conceito ideal de ecoaldeia, depois de ter visto as filmagens "Ein Neus Wir" e seus diferentes  projetos, apresentados no víd mencionado? 

 

Pessoalmente, o meu ideal de ecoaldeia combina as vantagens do estilo de vida em comunidade, com os benefícios do individuum e estilo de vida privada/particular. Aqui a estrutura desta eco-comunidade está configurada para que cada uma família (almas) tenha à sua disposição aprox.1 a 1,5 ha de terra disponível para lá criar o seu "espaço de amor"* e para se tornar proprietário** deste espaço. Além disso, existe o centro da ecoaldeia, que tal como pelo usucapião, posse colectiva e a comunidade utiliza para diversos efeitos, como escola Waldorf ou Schetinin, para festas e bailes e para reuniões da comunidade, assim como filmes e apresentações, seminários, trocas culturais, artesanato e venda de alimentos biológicos, ciberrede/internet, cursos, ferramentas de uso comum, local de trocas e muito mais. Existem instalações de uso comum e até de aparelhos, como por exemplo máquinas de lavar, um auditório,  etc. Aqui é o lugar para atividades comuns, local de exercícios físicos quando o tempo não permite ao ar livre,desporto, ou apenas para conversas à lareira em dias frios com outros residentes. Aqui estão apresentadas as vantagens da vida em comunidade. Não há datas para refeições comuns, (podendo no entanto ter lugar quando os moradores organizarem algo nesse sentido), de preferência algo  espontâneo, por exemplo piquenique no meio da natureza.

 Os carros ficarão estacionados de preferência do lado de fora da ecoaldeia, haverá uma partilha de carros para compras quando necessárias e para outros assuntos inevitáveis.

 

A coesão destas pessoas nesta ecoaldeia, fundamenta-se na partilha de valores comuns e plenos de visões de luz e aspirações de toda a criação. "Amor por tudo" é o alicerce e a motivação partilhados por essas pessoas nessa ecoaldeia. 

 Eu acho que a vantagem deste modelo é por permitir aos indivíduos e famílias uma grande liberdade. Uma vez que cada família de (almas) possui seu próprio habitat, espaço aberto, "o espaço do amor", não é preciso gastar energia com coisas menos relevantes para discutir, como p.ex. " Queremos semear os pepinos aqui e agora, ou acolá?" E finalmente, não será então necessária uma hora de discussão, porque 50 pessoas por experiência e naturalmente, têm uma opinião diferente. 

 

Na minha ecoaldeia ideal,  os seres humanos que vivem lá, de um modo geral concordam, em praticar agricultura biológica, a sustentabilidade, bio-diversidade, com seres humanos de diferentes nacionalidades, o respeito e o cuidado por todas os  seres vivos, ecologia, energias alternativas, medicinas alternativas, reciclagem quando necessária, consumo mínimo de produtos  "civilizados", etc.

 

Assim os habitantes gozam de uma grande liberdade, de paz e de individualidade, enquanto ao mesmo tempo têm o privilégio de experimentar terem vizinhos e amigos de concepções/ideias semelhantes, com quem desejamos colaborar, partilhar e celebrar, sempre que assim pretendermos. 

 

As famílias-(Almas) podem criar um oásis paradisíaco no seu espaço de 1 - 1,5 ha, em estreita cooperação  natural com plantas e animais. Este espaço oferece uma grande variedade de árvores de  frutos e de nozes, bagas, arbustos, hortaliças, cogumelos, plantas medicinais e flores, para embelezar a nossa vida e proporcionar abundância. Tudo neste espaço de amor, estará lá para servir e amar os seres humanos que lá vivem, desde as flores e insectos, até às maiores árvores e animais. É o lugar perfeito para a sua própria evolução de auto-realização, para assim se tornar o melhor Homem que podemos ser.

 

Claro, também poderá haver algumas desvantagens no meu ideal. Uma é precisamente ser necessário mais dinheiro para se comprar um grande terreno, pois menos de 1 a 1,5 ha não resulta. Outra é partilha necessária de recursos, pelo menos até um certo grau. Assim, seria mais eficiente e com menos custos, caso optasse por uma maior habitação ou casa familiar ou até prédio de apartamentos com lavabos, casa de banho, cozinha, etc em que tudo fosse partilhado. No entanto, esta desvantagem é logo compensada, devido ao estilo de vida muito simples das várias pessoas no meu ideal de aldeia. . E, como já acima mencionado, há ainda um número significativo de recursos na ecoaldeia que poderão ser partilhados. 

Outra possibilidade é conseguir encontrar um benemérito, que pretenda doar a sua propriedade para este efeito ou ainda existe a possibilidade por usucapião

 De forma breve e concisa os factos sobre meu ideal de ecoaldeia:

- Aprox. 15 a 150 hectares de terreno para cerca de 12 a 144  propriedades familiares individuais 

- Cada uma propriedade/espaço familiar individual (1 ha – 1.5 ha)

− Aprox.1 ha de área comum no centro da ecoaldeia

− Propriedade Individual do terreno para a sua propriedade familiar individual

− Propriedade comum do centro comunitário

− Valores comuns partilhados: "Alimentos-Paz" ***, sustentabilidade, crescimento espiritual, autonomia, ecologia, etc.

− Qualquer participação na comunidade é voluntária e portanto feito de livre vontade

− Outros valores partilhados: almejar a "auto-suficiência", estilos de vida próximos e coerentes com Gaia, etc.

− Ensino doméstico - Escolarização para as crianças

− Inspiração para outras pessoas através da nossa vida simples,feliz e saudável

− Tecnologias e sistemas de energia sustentáveis, casas de banho e lavabos ecológicas, compostagem, reciclagem, artesanato e artes, etc.....

− Utilização conjunta de uma variedade de recursos, tais como máquinas de lavar, equipamentos de comunicação, computadores, carros, etc...

− Período de estágio para iniciantes por um determinado período de tempo 

 

*Espaço de amor é uma criação de Wladimir Megre. Ele aborda nos seus livros esta questão sobre espaços ou propriedade familiares individuais. Precisamente como forma de expressão individual e espiritual. 

 

** Se alguém resolver deixar a aldeia, é claro, esse espaço familiar individual não será vendido, mas sim entregue a quem assim o desejar. Todos os membros da aldeia deverão concordar com a entrada do novo vizinho.

 

*** Como "Paz-Alimento", entendo por alimentos isentos de qualquer tipo de violência. Por isso é preferível o cultivo e uso de alimentos de origem vegetal. A única excepção poderá ser eventualmente o mel, desde que de colmeias adequadas, porém 99,99% da maioria das colmeias só visam o lucro e não vêm as abelhas como seres preciosos e divinos que são para a humanidade. Segue-se uma imagem de colmeia adequada, para além que deverão nas proximidades e em grande número flores biológicas. A vantagem desta colmeia, entre outras vantagens, é o facto de o apicultor só poder retirar mel até onde a sua mão alcançar.

 

 Fontes:

Imagens:

NEUE ERDE

oekodorf

Stefan Lobo, do "Ein Neus Wir" 

Autoria e outros dados (tags, etc)

A água é de todos


4 comentários

De belisa a 16.01.2016 às 00:11

Lindas eco-aldeias gostava de habitar uma delas!

De Mensageiros a 29.01.2016 às 18:09

«Durante a passagem dos tempos, a consciência do homem atravessou um período muito longo de obscuridade.

Esta fase, que os Hindus chamam de ‘Kali Yuga’, está prestes a terminar. Encontramo-nos hoje exactamente na fronteira entre duas épocas: a do Kali Yuga e a da Nova Era que estamos a entrar.

Está, aliás, já a ocorrer um progresso gradual nos pensamentos, sentimentos e acções dos humanos, contudo , todos serão brevemente subjugados ao Fogo Divino, que purificará e prepará-los-á em direcção à Nova Era.



Por conseguinte, o homem elevar-se-á a um grau de consciência indispensável à sua entrada para a Nova Vida.

Isso é o que se entende por ‘Ascensão’.

Passarão ainda muitas décadas até que este Fogo surja ( foi proferido à 60 Anos) , que irá transformar o mundo, ao trazer-lhe uma nova moral.

Esta onda imensa surgirá do espaço cósmico e inundará toda a Terra.

Todos aqueles que tentarem opor-se a ela serão arrebatados e transferidos para outro lugar.

Embora os habitantes deste planeta não estejam todos no meu grau de evolução, a nova onda será sentida por cada um de nós.

E esta transformação não só afetará a Terra, como também o conjunto de todo o Cosmos.

O melhor e a única coisa que o homem poderá fazer agora será voltar-se para Deus e aperfeiçoar-se conscientemente, a fim de elevar o seu nível vibratório, de modo a começar a viver em harmonia com a onda poderosa que o submergirá em breve.

O Fogo que eu falo , que acompanhará as novas condições oferecidas ao nosso planeta, rejuvenescerá, purificará, e reconstruirá tudo:

A matéria será refinada, os vossos corações serão liberados da angústia, dos problemas, da incerteza, e tornar-se-ão luminosos.

Tudo será aperfeiçoado, elevado!

Os pensamentos, os sentimentos e as ações negativas serão consumidas e destruídas.

A vossa vida presente é uma escravatura, uma prisão violenta. Compreendam a vossa situação e, libertem-se dela. Volto a dizer-vos: fujam da vossa prisão!

É realmente uma pena ver-se tantas ilusões, tanto sofrimento, tanta incapacidade para compreender onde reside a verdadeira felicidade.

Tudo o que vos rodeia entrará brevemente em colapso e desaparecerá.

Nada restará nesta civilização, nem da sua perversidade!

Toda a Terra será abalada e não restará quaisquer traços desta cultura errônea que mantém os homens sob o jugo da ignorância.

Os terremotos não são apenas fenômenos mecânicos, pois a sua finalidade consiste igualmente em despertar o intelecto e o coração dos humanos, para que eles se libertem dos seus erros e das suas loucuras e para que eles entendam que não são os únicos no universo.

O nosso sistema solar está atualmente a atravessar uma região do Cosmos em que a constelação que foi destruída deixou a sua marca, as suas cinzas.

Esta viagem através de um espaço contaminado é uma fonte de envenenamento, não só para os habitantes da Terra, como também para todos os habitantes dos outros planetas da nossa galáxia.

Apenas os sóis não serão afetados pela influência deste ambiente hostil.

Esta região é denominada ‘ zona treze’!

Também conhecida por ‘zona de contradições’.

O nosso planeta foi incluído nesta região por milhares de anos, mas estamos finalmente a aproximarmo-nos da saída deste espaço de trevas e estamos exatamente no ponto de atingirmos uma região mais espiritual, onde vivem seres mais evoluídos.

A Terra está agora a seguir um movimento ascendente e todos deviam se esforçar para se harmonizar com as correntes da ascensão.

Aqueles que recusarem a se subjugar a esta orientação, perderão os benefícios das boas condições que são oferecidas no futuro para se elevarem.

Eles permanecerão atrasados na evolução e terão de esperar muitos milhares de anos pela vinda de uma nova onda ascensional.

A Terra, o sistema solar, o Universo, estão todos a ser colocados numa nova direcção sob o impulso do Amor.

A maior parte de vós ainda considera o Amor como uma força ridícula,

mas na verdade, é a maior de todas as forças!

O dinheiro e o poder continuam a ser venerados como se o curso das vossas vidas dependesse disso.

No futuro, todos estarão subjugados ao Amor e todos o servirão .

Porém, será através do sofrimento e das dificuldades que a consciência do homem será despertada.

As terríveis premonições do profeta Daniel referidas na Bíblia

De Mensageiros a 29.01.2016 às 18:11

...relacionam-se com a época que se está a iniciar.

Haverá dilúvios, furacões, fogos colossais e terremotos que varrerão tudo do mapa.

O sangue correrá em abundância.

Haverá revoluções, explosões terríveis detonarão em numerosas regiões da Terra

Onde houver terra a água a galgará, e onde houver água a terra surgirá.

Deus é Amor!

Contudo, estamos a lidar aqui com um castigo, uma resposta da Natureza aos crimes perpetrados pelo homem desde a noite dos tempos contra a sua Mãe; a Terra.

Depois destes sofrimentos, aqueles que forem salvos, a elite, conhecerá a Idade de Ouro, da harmonia e beleza ilimitada.

Portanto , mantém a tua paz e a tua crença quando os tempos chegarem para o sofrimento e terror, porque está escrito que não cairá nem um cabelo da cabeça do justo.

Não se desencorajem, sigam simplesmente o vosso trabalho de perfeição pessoal.

Não fazem uma pequena ideia da grandiosidade futura que vos espera!!

Uma Nova Terra verá brevemente o dia.

Dentro de algumas décadas o trabalho será menos exigente, e cada um de vós terá tempo para se consagrar às atividades espirituais, intelectuais e artísticas.

A questão da comunicação entre o homem e a mulher será finalmente resolvida pela harmonia, tendo cada um a possibilidade de seguir as suas aspirações.

Os relacionamentos dos casais atingirão o respeito recíproco e a estima.

Os humanos viajarão através de diferentes planos do espaço e penetrarão no espaço intergaláctico.

Eles estudarão o seu funcionamento e conseguirão conhecer rapidamente o Mundo Divino, para se fundirem com o Centro do Universo.

A Nova Era é a da sexta raça.

A vossa predestinação é preparar-vos para ela, para recebê-la e vivê-la de boa vontade.

A sexta raça edificar-se-á em torno da ideia de Fraternidade.

Não haverá mais conflitos de interesses pessoais, a simples aspiração de cada um estará em conformidade com ele próprio e com a Lei do Amor.

A sexta raça será a do Amor.

Um novo continente será formado por ela.

Emergirá do Pacífico, de maneira que o Altíssimo possa finalmente estabelecer o Seu plano neste planeta.

Os fundadores desta nova civilização, a que eu chamo a ‘Irmandade da Humanidade’ ou também os ‘Filhos do Amor’, serão inabaláveis para o bem e representarão um novo tipo de homens.

Os homens formarão uma família, como uma grande associação, e todas as pessoas representarão um órgão nessa associação.

Na nova raça o Amor manifestar-se-á de uma forma perfeita, aquela que o homem hoje só tem uma vaga ideia.

A Terra permanecerá ainda um terreno favorável à contenda, mas as forças das trevas baterão em retirada, e a Terra libertar-se-á delas.

Os humanos ao verem que não há outro caminho empreenderão o caminho da Nova Vida, o da salvação.

No seu orgulho insensato, alguns desejam, numa derradeira esperança, continuar na terra uma vida que a Ordem Divina condena, mas cada um acabará por compreender que a direção do mundo afinal não lhes

pertence.

Uma nova cultura verá a luz do dia, e permanecerá com três fundamentos principais: a elevação da mulher, a elevação do pacífico e humilde, e a proteção dos direitos do homem.

A luz, o bem e a justiça triunfarão! é só uma questão de tempo!!!.

As religiões serão purificadas.

Cada uma delas contém uma partícula dos Ensinamentos dos Mestres de Luz, embora obscurecida pelo incessante suprimento do desvio humano.

Todos os crentes terão de se unir e estarem plenamente de acordo com um princípio: o da colocação do Amor como a base de toda a crença, qualquer que seja ela.

Amor e Fraternidade serão a base comum!

A Terra será em breve varrida por extraordinárias ondas rápidas de Electricidade Cósmica.

Daqui a algumas décadas, seres que são maus e que desencaminham os outros não serão capazes de suportar a sua intensidade.

Eles serão por isso absorvidos pelo Fogo Cósmico que consumirá a maldade que eles possuem.

Então sentir-se-ão arrependidos porque está escrito que ‘toda a natureza animal glorificará a Deus’.

A nossa mãe, a Terra, livrar-se-á dos homens que não aceitam a Nova Vida.

Ela rejeitá-los-á tal como a fruta estragada.

Brevemente eles não serão capazes de reencarnar neste planeta, incluindo os criminosos.

Somente aqueles que possuem Amor dentro deles permanecerão.

Não haverá nenhum lugar na Terra que não esteja manchado

De Anjo de Luz a 29.01.2016 às 19:04

de sangue humano ou de animal!

Ela deverá portanto submeter-se a uma purificação.

E será para que isso aconteça que certos continentes submergirão enquanto outros emergirão.

Os homens nem suspeitam dos perigos que os ameaçam. Eles continuam a perseguir objectivos fúteis e à procura de prazer.

Ao contrário, os da sexta raça estarão conscientes da dignidade da sua função e respeito pela liberdade de cada um.

Eles alimentar-se-ão exclusivamente de produtos do reino vegetal.

As suas ideias terão o poder de circular livremente, tal como o ar e a luz dos nossos tempos.

As palavras ‘Se não nasceres novamente’ aplicam-se à sexta raça.

Ler o Capítulo 60 de Isaías que relata a chegada da sexta raça da Raça do Amor.

Depois das Tribulações, os homens cessarão de pecar e descobrirão outra vez o caminho da virtude.

O clima do nosso planeta tornar-se-á moderado por toda a parte e as variações brutais não existirão mais.

O ar tornar-se-á puro novamente, assim como a água. Os parasitas desaparecerão.

Os homens lembrar-se-ão das suas encarnações anteriores e sentirão o prazer de observar que se tornaram finalmente libertos das suas condições anteriores.

Da mesma forma em que se vêem livres dos parasitas e das folhas mortas da videira, também os Seres evoluídos prosseguem na preparação dos homens para servir o Deus de Amor.

Eles oferecem-lhes boas condições para o crescimento e para se desenvolverem, e para aqueles que querem escutá-los, eles dizem:

« ‘Não tenham medo!

Mais algum tempo e tudo estará regularizado, estais no bom caminho. Possa todo aquele que queira entrar no estudo da Nova Cultura, trabalhar conscientemente e preparar-se.’ »

Graças à ideia de Fraternidade, a Terra tornar-se-á um lugar abençoado, e isso não se fará esperar.

Contudo, antes disso será enviado muito sofrimento de forma a despertar as consciências.

Os pecados acumulados durante milhares de anos deverão ser redimidos.

A onda ardente emanada do Altíssimo contribuirá para liquidar o Karma das pessoas.

A liberação não poderá ser mais adiada.

A humanidade deverá preparar-se para grandes provas que são inevitáveis e estão a chegar para pôr fim ao egoísmo .

Sob a Terra, algo extraordinário está a ser preparado.

Uma revolução que é grandiosa e completamente inconcebível manifestar-se-á em breve na natureza.

Deus decidiu revestir a Terra, e Ele fá-lo-á!

Será o fim de uma época!!

uma nova ordem substituirá a velha, uma ordem na qual o Amor reinará na Terra.»

Peter Deunov – Apresentação sobre o Futuro – 1944

Anjo de Luz

Comentar post