Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Julho 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor



Mensagens


Comentários recentes


Notas




Visitas

Flag Counter by Stats4U Show Stats for this Counter



Seca: Vinagre ajuda as plantas

Terça-feira, 25.07.17

Não é necessária nenhuma engenharia genética: o simples VINAGRE  pode ajudar as plantas a resistirem à seca, descobrem os cientistas.

Os cientistas continuam a manipular geneticamente as plantas que estão tornando-se cada vez menos como qualquer coisa que a natureza jamais tenha planeado, e no processo, muitos deles estão negligenciando algumas alternativas naturais muito úteis.

Uma dessas soluções foi descoberta recentemente por pesquisadores do Japão. Depois de estudar uma nova via biológica que é activada nas plantas durante as secas, eles descobriram que poderiam dar às plantas uma maior tolerância à seca, simplesmente cultivando-as em vinagre.


O estudo, publicado,, foi liderado por Jong-Myong Kim e Motoaki Seki. Os pesquisadores analisaram a mutação na enzima HDA6 da planta para determinar os mecanismos por trás do seu efeito protector nas plantas em condições de seca.

Eles descobriram que a via biológica que é activada nestas plantas produz acetato, que também é o principal componente do vinagre. Eles descobriram que a enzima HDA6 funciona essencialmente como um interruptor que controla qual caminho metabólico está activo. Embora as plantas usem açúcar para energia em circunstâncias normais, elas passam para a via que produz acetato durante as secas.

Eles também encontraram uma correlação directa entre os níveis de acetato nas plantas produzidas em condições de seca e sua taxa de sobrevivência. Isso levou-os a pensar que uma planta com altas quantidades de acetato seria melhor equipada para suportar uma seca.

Eles então testaram esta hipótese tratando algumas plantas Arabidopsis com ácido acético e outras com água ou outros ácidos orgânicos e cultivando-as em condições de seca para comparar os resultados. A planta é um parente próximo de repolho, couve e couve-flor e é frequentemente usada em experimentos por causa da facilidade com que exibe mudanças.

Após duas semanas, sobreviveram 70% das plantas que foram tratadas com o ácido acético; quase todas as outras plantas morreram. Os outros ácidos que foram utilizados sem sucesso incluem, o ácido clorídrico, ácido butírico, ácido fórmico, ácido cítrico e ácido láctico.

Outras plantas mostraram resultados semelhantes quando cultivadas em vinagre

Depois de mapear a via de sinalização da HDA6, os pesquisadores descobriram que ela é conservado em muitas outras espécies de plantas também. O mesmo experimento mostrou maior tolerância à seca presente no milho, trigo e arroz quando cultivados usando o ácido acético. Eles descobriram que a concentração ideal era de 40 partes de água para uma parte de vinagre.

Esta técnica simples elimina a necessidade de tecnologias transgénicas, o que significa que não é apenas mais seguro, mas também muito mais fácil de aplicar-se em todo o mundo. Kim disse: “Esperamos que a aplicação externa de acetato a plantas seja uma maneira útil, simples e menos dispendiosa de aumentar a tolerância à seca em uma variedade de plantas“.

Pesquisas adicionais são esperadas nas consequências que o vinagre pode ter na saúde geral da planta. Por exemplo, a resposta ao acetato estava ligada à forma como as plantas usavam o ácido jasmónico, o qual elas produziam para defender-se contra fungos e insectos. Estudos adicionais provavelmente explorarão essa ligação para garantir que não haja efeitos negativos.

 

Uma solução promissora

Se isso revelar-se tão promissor como parece, os agricultores poderiam ter um aliado muito valioso no vinagre quando se trata de proteger as culturas da seca. Ele é uma solução barata e segura, e espera-se que os estudos em larga escala com outras plantas produzam resultados semelhantes.

O vinagre também pode ser usado como uma maneira natural e ecológica de matar as ervas daninhas. Ele deve ser aplicado apenas às ervas daninhas que estão sendo direccionadas, e deve ser feito em um dia ensolarado, à medida que a luz solar activa o vinagre. Embora todos os tipos funcionem, o vinagre branco é a escolha mais popular porque é o mais barato.

Dada a sua capacidade de ajudar as plantas a sobreviverem a uma seca em baixas concentrações e a matar ervas daninhas em concentrações mais elevadas, o vinagre pode muito bem ser um item indispensável que todo jardineiro e fazendeiro devem manter em mãos.

 

Temas relacionados:

INCÊNDIO: A ÁRVORE MEDITERRÂNICA QUE RESISTE AO FOGO

PLANTA ENCONTRADA NO DESERTO REGA-SE SOZINHA

COMO A ÁGUA TUDO PODE TRANSFORMAR - TAMERA

 

Fonte:

Notícias Naturais

Autoria e outros dados (tags, etc)

A água é de todos