Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens


Comentários recentes

  • Anónimo

    As pirâmides enorme da Bósnia para além de serem g...

  • Anónimo

    Já verificaram como este verão está a ser um dos m...

  • Anónimo

    musica da boahttps://www.youtube.com/watch?v=rSFfa...


Notas





Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


A cura

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Porque arde Portugal mais do que todo o resto da Europa?!?

Domingo, 21.10.12

http://www.correioalentejo.com/fotos/20120629085840.jpg                                    http://img136.imageshack.us/img136/2264/incendioportugal180.jpg     

  

 

Portugal ardeu nas últimas três décadas tanto ou mais do que o resto da Europa e estamos a falar em mais de 50 países europeus.

Só na última década de 1999 a 2008 Portugal viu a sua área florestal arder quase 225.000 vezes! Em mais de três décadas foram mais de meio milhão de fogos, ou seja Portugal arde tantas vezes como os restantes países europeus, o que faz de Portugal um triste recordista pirómano.

E porque arde tanto Portugal?

São muitos os factores que contribuem para tal, o principal motivo é sem dúvida o facto da floresta ter a monocultura de eucaliptos e como é sabido o eucalipto adora o fogo, ou seja o eucalipto recrudesce/aumenta graças ao fogo. Esta árvore  ainda faz com que arda tudo à volta num raio de vários km, o que a torna uma árvore em solo português muito peculiar pelos piores motivos.

 

Devido aos eucaliptos temos o perigo de imensas áreas de terrenos em Portugal ficarem não só estéreis, - são mais estéreis que muitas salas de operações - mas também desertos de fauna, é raro encontrar-se pássaros e outros animais nos eucaliptais, ao contrário de áreas onde predominam sobreiros, carvalhos, castanheiros e outras árvores autóctones. O eucaliptal arde como um fósforo e isso traz sempre problemas ambientais e económicos para os portugueses.

 

Acresce ainda o facto sobejamente conhecido em como esta espécie invasora, o eucalipto, seca as fontes, ribeiros e até rios.

 

Em tempos houve a loucura, - que agora todos pagamos utilzando-a ou não a "alcatroarização" do país, agora a loucura é a eucaliptização que começou há poucas décadas com os resultados desastrosos conhecidos.

 

Sobressai ainda o facto de Portugal arder até quase trinta e cinco vezes mais do que a Grécia, país com condições de clima e terreno parecidos aos de Portugal. Mais estranho é ao que tudo indica, sermos o único país da Europa sem guarda florestal !!!

 

Mais parece que em quatro décadas Governos(!) e governados não aprenderam a lição.

Até quando vamos permitir esta insensatez ?! Quantas mortes vão ser necessárias para alterar esta situação catastrófica ?

 

Fonte:

Eurostat

outras

 

 

Imagens:

Correio Alentejo

Gazeta das Caldas

Autoria e outros dados (tags, etc)

A água é de todos


13 comentários

De Jaquina Tuga a 24.07.2015 às 00:00

Pois é mas o que se pode esperar de um país estúpido de gente estúpida e de desgovernos estupidos até mais não? A tugalhada vai precisar de mais 500 anos até aprender a mudar as matas e florestas para carvalhos, castanheiros e oliveiras, de resto é continuar a assistir num país estupido de gente estupida os mesmos fogos todos os anos, a tugalhada gosta do espetaculo e siga a novela.

De Anónimo a 03.05.2018 às 23:19

Incêndios: vinda de peritos estrangeiros provoca tensão na Proteção Civil
Joana Almeida

A chegada a Portugal de três peritos da União Europeia (UE) para apoiar as autoridades nacionais no combate aos incêndios está a causar desconforto na Proteção Civil. A tensão surge depois de a nova Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) ter obrigado a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) a recorrer a ajuda externa, avança o jornal “Diário de Notícias”.

Fontes da Proteção Civil consideram que “um pedido de ajuda internacional já nesta altura é um atestado de incompetência aos quadros nacionais” e não escondem o desconforto com a alegada “prepotência” da AGIF. O presidente da AGIF sublinha, no entanto, que esta “é a forma mais rápida de injetar conhecimento no sistema”. Os três peritos espanhóis chegaram a 30 de abril e devem permanecer durante três semanas.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, indica que o objetivo desta missão é “apoiar a identificação das medidas preparatórias e preventivas que podem complementar as medidas que estão a ser tomadas, identificar áreas críticas de intervenção, melhorar e consolidar procedimentos, bem como possivelmente redefinir o sistema nestes setores críticos”.

De Anónimo a 05.08.2018 às 15:12

sou estudante na dinamarca e aqui falei com um bombeiro chileno que veio ajudar nos fogos na escandinavia e ja esteve tambem em portugal que me disse que os tugas sao estupidos e calhaus por nao aprenderem nada com o passado dos incendios na tugalandia com os monstruosos fogos dos eucaliptos e a cena vai continuar a repetir-se no futuro com enormes incendios nos eucaliptais por que o eucalipto adora fogo e nao lhe espanta se no futuro com a seca os eucaliptos na tugalandia matarem centenas ou mesmo milhares e milhares de tugas ele tambem me disse que nao pretende mais ir a portugal combater esses incendios dantescos por nao pretender perder a vida tao estupidamente pela avidez e ganancia dos tugas com os eucaliptos
deixem arder ate os tugas aprenderem a dura licao pois quando os estupidos governos desgovernam estupidos que votaram neles a tragedia dantesca esta programada.

j. silva

De João Cutileiro a 29.07.2015 às 15:18

Sinceramente acho que Portugal e seus portugueses ainda não aprenderam muito, continuam a plantar eucaliptos, serão eles masoquistas?

De heidi a 29.07.2015 às 15:26

portugal sempre que visito sempre anda a arder por tudo e por nada :(

De portugal sempre a arder no calor a 26.07.2017 às 14:43

não se conhece país mais estúpido da europa, eucaliptais por todo o lado e depois se admiram de andar todo o país a arder, pode ser que em breve as cidades comecem também a arder...
https://br.sputniknews.com/fotos/201707258952313-incendio-portugal-carvoeiro-fotos/

De JAIR a 29.07.2015 às 15:28

Muito estranho esse pessimo habito de incendiar todo o o Portugal. Por onde passamos tudo está ardendo, muito estranho mesmo.

De Hibraim a 14.08.2015 às 23:28

Deve ser mesmo um pais muito triste para estar constantemente e ha tanto tempo a arder.

De Tavares a 15.08.2015 às 10:43

Ordenamento do território mais caótico do que o tuga nunca vi.
Para piorar a coisa o desgoverno decidiu despenalizar os crimes ambientais. Continuem pois a resgatar a banca e banqueiros que isso é o futuro brilhante de portugal

De zé povinho a 06.01.2016 às 14:57

e todos os anos o festival continua, sempre arde vai continuar a arder graças as plantações de eucaliptos. em vez de sobreiros temos então fogos e mais fogos a não ser que chova. quando a estupidez abunda o corpo é que paga. um dia vão aprender, talvez quando já for tarde demais.

De Pedro Adalberto a 03.04.2016 às 22:09

Ou muito me engano ou Portugal e as suas gentes não aprenderam nada, o país continua a eucaliptizar tudo e todos. Inacreditável diria eu como se pode continuar a massacrar o ambiente com essa árvore parasita.

De Sandra Fonseca a 16.05.2016 às 12:20

Portugal só não arde ainda mais porque este ano tem chuviscado e chovido com regularidade e também porque as temperaturas estão muito baixas para o habitual porque senão seriam fogos por todo o lado para nossa tristeza.

De Petro a 18.06.2017 às 21:49

Jun 18, 2017 by Leila Dregger

Parar os Incêndios Florestais de forma sustentável –

No dia 17 de Junho, no decorrer de uma onda de calor precoce, assistimos a um incêndio florestal que provocou mais de 50 vítimas mortais. O incêndio considera-se o mais devastador dos últimos 50 anos.
Contudo, já o verão de 2016 tinha sido marcado por um pico trágico em termos de incêndios florestais: 117 000 hectares de floresta foram destruídos e, ao longo do ano, o país viveu mais de 10 000 incêndios. Mais de metade de todos os incêndios florestais na Europa aconteceram em Portugal, que repetidamente teve de candidatar-se a apoio financeiro do Fundo de Solidariedade da UE. Cada incêndio significa um desastre para as pessoas e ecossistemas envolvidos. Os incêndios não destruíram apenas a base económica de muitos agricultores e proprietários de terrenos, destruíram também o lar de inúmeras plantas e animais e reduziram o nosso bem mais precioso: a biodiversidade.

Ainda que muitos incêndios tenham sido iniciados por incendiários ou resultem de descuido, é óbvio que os incêndios são uma consequência imediata das secas no verão, do abaixamento do aquífero, da perda de vegetação e do pouco cuidado. Uma paisagem verdejante bem conservada com florestas e culturas mistas, com fontes e riachos a correr durante todo o ano não arderia tão facilmente.

http://terranovavoice.tamera.org/2017/06/parar-os-incendios-florestais-de-forma-sustentavel/4999/comment-page-1#comment-383972

Comentar post








Ciência Iniciática

O espírito domina a matéria.