Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O que se passa de relevante no mundo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
...mas esses seres humanos, quando saem do sistema de ensino oficial, só 2% dos sobredotados restam!
Ou seja, o ensino oficial modifica, manipula, adultera as crianças e adolescentes para pior.
O nosso sistema económico e social nestes tempos de evolução de crise e recessão é cada vez mais colocado em questão e uma resposta não está à vista. Os "poderosos" políticos e económicos eram, na sua maior parte das vezes treinados e ensinados nas melhores escolas e universidades. Actualmente o desamparo é bem visível e no lugar de uma perspectiva a longo prazo aparecem cada vez mais acções de curto prazo de curto fôlego e inconsistentes.
Com terrível clareza, agora é visível que os limites do nosso pensamento desde a Infância foram muito restritivos e improdutivos. Não importa qual a escola que frequentamos, nós movemo-nos desde o inicio da industrialização em padrões de conhecimento concebidos para formar uma sociedade voluntariosa de trabalhadores produtivos, fazendo parte de uma roda de engrenagens bem adaptadas e oleada à elite do capital. As matérias de ensino desde então mudaram muito e a escola já não é mais um lugar onde o autoritarismo prevalece.
Actualmente, sopra nas escolas um forte vento bem agreste. O desempenho é a medida inexorável de todas as coisas, tornou-se assim um fetiche da concorrência nesta sociedade do mundo ocidental. Mas de um lado o foco em metas de ensino tecnocráticas, onde se exige a reprodução exacta de conteúdos isolados de conhecimentos, faz exactamente com que a criatividade murche à nascença, criatividade essa que nos poderia ajudar a procurar novas soluções sem ter receio do fracasso.
E como aprendemos na escola, faculdade e universidade condiciona toda a nossa maneira de pensar!
Pior ainda, nenhuma escola ou universidade, ensina o ser humano a ser feliz! Ou a cuidar do seu maior bem precioso, nomeadamente a saúde! Ou tampouco a amar e o que é o amor! Ou a respeitar o ambiente e os outros seres vivos!
Felizmente existem outras escolas, escolas feitas para as crianças e para os alunos e seus talentos, dons e necessidades, como a Escola Waldorf e também a Escola Schetinin (Tekos) !
Fontes:
diversas
prawdatv