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Solar Impulse 2 chegou à América do Norte após voar três dias sobre o mar e percorrer mais de 4,5 mil quilômetros, na etapa mais perigosa de sua volta ao mundo. Aeronave continua viagem, passando da Europa para África e Ásia.
A primeira aeronave movida exclusivamente a energia solar completou, assim, a etapa mais perigosa de sua volta ao mundo.
O Solar Impulse 2 foi pilotado por um de seus inventores, o suíço Bertrand Piccard.
"Houve um momento à noite em que eu estava vendo o reflexo da lua sobre o oceano e pensando: 'estou completamente sozinho nesta pequena cabine e me sinto completamente confiante'", disse Piccard. "Talvez seja uma das experiências mais fantásticas que já tive."
Retomada da viagem
O trajeto de travessia do Pacífico havia sido iniciado no ano passado pelo outro idealizador do projeto, o também suíço André Broschberg. No Havaí, de onde partiu na última quinta-feira, o avião havia ficado parado durante quase 300 dias, para reparos de desgastes ocorridos durante o voo a partir do Japão.
Agora, o plano é que o Solar Impulse 2 viaje a seguir para a Europa, norte da África e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde iniciou a volta ao mundo, em março do ano passado. O objetivo do projeto é mostrar o potencial das energias renováveis.
O Solar Impulse 2 é equipado com 17 mil células fotovoltaicas e baterias recarregáveis de lítio, as quais permitem que ele voe à noite. O avião alcança velocidades que variam entre 50 e 100 quilômetros por hora. Suas asas têm 72 metros de envergadura – pouco maior que a de um avião jumbo – e a aeronave pesa, ao todo 2,3 toneladas – o equivalente a um carro utilitário.
Esperemos que este avião solar se torne um sucesso comercial e contagie os automóveis a tornarem-se também eles eléctricos mas solares.
Fonte:
dw