Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Agosto 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens


Comentários recentes

  • Anónimo

    As pirâmides enorme da Bósnia para além de serem g...

  • Anónimo

    Já verificaram como este verão está a ser um dos m...

  • Anónimo

    musica da boahttps://www.youtube.com/watch?v=rSFfa...


Notas





Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


A cura

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Berlim: Nova arquitectura urbana, a cidade-esponja

Terça-feira, 23.08.16

Ondas de calor e tempestades vão se tornar comuns no norte da Alemanha devido às mudanças climáticas. A chave está na gestão da água, com o emprego de áreas húmidas urbanas, permeabilização do solo e telhados verdes.

Mais árvores e toldos nas calçadas para proporcionar sombra; telhados cobertos com musgo e grama/relva; edifícios pintados com cores claras, que reflectem mais calor do que absorvem; pavimentação de estradas especial, resistente ao calor, para prevenir o derretimento do asfalto em dias muito quentes; charcos urbanos e mais áreas permeáveis para absorver e armazenar a água das chuvas.

Essas são algumas das mais importantes, entre as dezenas de intervenções específicas para a adaptação climática, recomendadas por um consórcio de especialistas num novo relatório. As medidas têm como objectivo tornar a cidade de Berlim mais resistente e habitável diante das mudanças climáticas esperadas nos próximos anos e décadas.

As ideias de design urbano dos especialistas foram solicitadas pelo Senado de Berlim, o órgão legislador da cidade, e publicadas no fim de Julho sob o título StEP Klima KONKRET. Desde 2007 a capital alemã tem gradualmente desenvolvido conhecimento substancial em estudos sobre como sua paisagem urbana será afectada pela mudança climática. Agora a municipalidade pressiona por mudanças tangíveis no sentido da adaptação de longo prazo.

As mudanças climáticas vão atingir outros países bem mais duramente do que a Alemanha, mas o norte da Europa não será poupado de grandes impactos. Em 2003 semanas de uma onda de calor extremo causaram numerosas mortes no país.

Nos anos seguintes, tempestades excepcionalmente fortes causaram inundações devastadoras em várias regiões. Tais eventos foram altamente incomuns durante o século 20, mas em meados do século 21, com a aceleração das alterações climáticas (que sempre existiram), a expectativa é de que eles se tornarão comuns.

Arquitectura urbana como "esponja"

Heike Stock, funcionária municipal encarregada do programa, afirmou à DW que a gestão da água terá uma importância-chave para mitigar os efeitos das mudanças climáticas sobre o ambiente urbano.

"Temos usado o termo Schwammstadt ou 'cidade-esponja'. A chave está em evitar a impermeabilização demasiada da superfície do solo com concreto ou asfalto. Sempre que possível, queremos superfícies permeáveis à água. Por exemplo, áreas de estacionamento e faixas medianas podem ser repavimentadas para permitir a absorção de água pelo solo."

Telhados cobertos de musgo ou grama também podem absorver água e mais tarde liberá-la por meio da evaporação. O resultado é um efeito de resfriamento por evaporação, da mesma maneira que o suor refresca um atleta superaquecido ao evaporar na pele.

"Queremos ver mais elementos como lagos, fossos e áreas húmidas, bem como parques e espaços verdes, incluindo jardins nos pátios internos dos edifícios e cinturões verdes ao longo de estradas, capazes de absorver uma grande quantidade de água durante uma tempestade", explica Stock. O objectivo é reter a água da chuva na própria paisagem urbana, de modo que parte dela evapore e o resto seja escoado gradualmente, em vez de um escoamento brusco para os rios e lagos de Berlim.

Isso ajuda a evitar inundações do subsolo e dos sistemas de esgoto, e também protege a qualidade da água de muitos lagos e rios da capital. O escoamento rápido faz com que todo tipos de sujeira urbana seja arrastado pela água que corre na superfície. Até mesmo materiais naturais, como pólen e botões de flores que caem das árvores da cidade, quando escoados para os lagos, podem matar os peixes devido à sobrecarga de nutrientes e o esgotamento do oxigénio da água.

Papel do mercado imobiliário

As recomendações do relatório StEP Klima KONKRET não têm status regulamentar, não sendo, portanto, vinculativos para as construtoras. Mas as medidas propostas devem ser "consideradas" nos planos de desenvolvimento, esclarece Heike Stock.

"A cidade vai usar seus poderes para negociar acordos com construtores sobre os detalhes de projectos sujeitos a licença de construção, para encorajar elementos adaptáveis ao clima, como os telhados verdes. Nós realmente queremos evitar novos edifícios inadaptados a um clima mais quente, resultando num maior número de aparelhos de ar-condicionado instalados, com alto consumo de energia nos verões futuros."

Além disso, competições de design de construções verdes, estratégias de engajamento dos cidadãos, programas de patrocínio para o plantio de árvores, e vários programas de subsídios vão ajudar a incentivar a adopção das medidas recomendadas.

Modernizar é a chave

Embora a população de Berlim se encontre numa fase de crescimento contínuo, a cidade quer impedir o alastramento urbano. Isso significaria aumentar ainda mais a densidade de moradores por quilometro quadrado, ao mesmo tempo em que a cidade se esforça para manter ou melhorar a habitabilidade, bem como a resistência diante da mudança climática.

A arquitectura "verde" dos novos edifícios é parte da solução, mas como a maioria das áreas da cidade já apresenta alta densidade de edifícios ou ruas, as principais oportunidades estão na modernização das construções já existentes.

O problema é que instalar um jardim no topo de um prédio, por exemplo, é consideravelmente mais caro do que um telhado convencional. Ainda assim Heike Stock está segura que é possível encontrar argumentos comerciais a favor de telhados verdes.

"Nos casos em que o telhado de um edifício precisa ser substituído por qualquer motivo, pode ser uma opção inteligente substituí-lo por uma combinação de painéis solares, áreas verdes plantadas e um terraço acessível aos moradores. Isso valoriza a propriedade e torna o objecto mais atraente para os inquilinos ou compradores."

 

Temas relacionados:

RADBAHN IN BERLIN: CICLOVIA COBERTA COM HORTAS E PAVIMENTO "INTELIGENTE"

BOM EXEMPLO CITADINO: SÃO PAULO QUER DUPLICAR O NÚMERO DE ÁRVORES

CIDADES ISENTAS DE CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL

CHINA: A GRANDE CIDADE DE TIANFU SEM CARROS

ALEMANHA: CIDADE MAIS VERDE, JARDINAGEM URBANA

ALEMANHA: AS CIDADES VIRAM GRANDES HORTAS

BERLIM: HORTAS COMUNITÁRIAS POR QUASE TODO O LADO

DINAMARCA: SEMÁFOROS SUSTENTÁVEIS DÃO PRIORIDADE A BICICLETAS E TRANSPORTES PÚBLICOS

HOMEM PLANTA SOZINHO 18 MIL ÁRVORES EM SÃO PAULO

COLÓNIA: A CIDADE PLANTA ÁRVORES DE FRUTA, CADA UM PODE COLHER

CIDADE FREIBURG - ALEMANHA, CIDADE ECOLÓGICA E ÚNICA NA EUROPA

ESTES HABITANTES NÃO SOFREM COM OS ENGARRAFAMENTOS

 

Fonte:

dw

Autoria e outros dados (tags, etc)

A água é de todos








Ciência Iniciática

O espírito domina a matéria.