Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Agosto 2018

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens


Comentários recentes

  • Anónimo

    As pirâmides enorme da Bósnia para além de serem g...

  • Anónimo

    Já verificaram como este verão está a ser um dos m...

  • Anónimo

    musica da boahttps://www.youtube.com/watch?v=rSFfa...


Notas





Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


A cura

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Descobertos índios isolados em mata densa

Quarta-feira, 29.08.18

Contato direto é perigoso: expedição da Funai identifica índios isolados em mata densa

Foto: sputnik.

 

Após percorrer uma região de difícil acesso, a Funai filmou com drone a movimentação dos indígenas que vivem na fronteira entre Brasil e Peru. O coordenador da expedição conversou com a Sputnik Brasil sobre o trabalho de monitoramento de índios isolados.

 

Uma equipe da Funai (Fundação Nacional do Índio), em expedição no estado do Amazonas, após percorrer uma região de difícil acesso, conseguiu localizar através do uso de drones evidências de índios isolados que vivem em mata densa, no sudoeste do Amazonas, na fronteira entre o Brasil e o Peru.

O coordenador geral da expedição Índios Isolados, Bruno Pereira, em entrevista à Sputnik Brasil, respondeu sobre os objetivos da expedição, explicando que a ação tem como objetivo a vigilância e a fiscalização para coibir a ação de infratores e garantir a posse plena do território pelos indígenas e a segurança dos indígenas.

"Esse é um trabalho que a Funai já realiza há muito tempo, e temos um departamento especializado para monitorar os índios isolados […] a equipe da Funai se deslocou vários dias por rios e por terra para coletar evidências de que esse grupo estava bem", declarou. 

Bruno Pereira contou que a região ao longo do rio Juruazinho possui a maior quantidade de registros confirmados de grupos de índios isolados do país. De acordo com o especialista da Funai, há seis povos contatados (matsés, matis, marubos, kanamaris e kulina-panos), dois de recente contato (korubos e tsohom djapas) e 16 registros em estudo de índios isolados nessa região.

O especialista também destacou que não foi feito contato direito com esses índios e que esse contato poderia trazer transtornos para essa tribo isolada, como por exemplo doenças.

"O contato direto é muito perigoso, até porque os indígenas isolados não sabem o que é Funai, nem o que é o jornalista, o padeiro, às vezes a identificação pode ser referência de um inimigo histórico deles, então é muito perigoso se aproximar. Outra questão é a epidemologia. Se você se aproxima, você pode levar gripe, doenças infecto-contagiosas. Os índios isolados não tem vacina. Então é muito perigosa a proximidade latente dos índios isolados", destacou. 

De acordo com ele, quando a expedição verificou que estava cerca de 900 metros de distância dessas comunidades, foi feito um recuo de toda a expedição para assim não contaminar a tribo nativa.

 

De Sputnik

Autoria e outros dados (tags, etc)

A água é de todos








Ciência Iniciática

O espírito domina a matéria.