Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O que se passa de relevante no mundo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
A cidade de Copenhaga, capital da Dinamarca, é conhecida mundialmente pela qualidade de vida desfrutada por seus habitantes. No entanto, toda essa fama atrai muitos estrangeiros e pessoas de outras localidades resulta em um problema que é a falta de espaço para as novas residências.
Diante deste desafio, o arquitecto Søren Nielsen, sócio do escritório Vandkunsten Architekts, decidiu criar uma solução sustentável e prática. O projecto consiste na criação de uma aldeia estudantil feita de contentores. Além de ter como principal matéria-prima materiais reaproveitados, a ideia também é que a construção possa ser removida e transportada para outros locais de acordo com a procura.
A facilidade do sistema está na parca necessidade de estruturas para a sua edificação. Ele pode ser instalado em qualquer lugar. Até mesmo em cima de um estacionamento. Segundo o arquitecto, quando o complexo é removido, o terreno permanece praticamente igual ao que era antes da instalação. O que é deixado para trás é apenas o terreno aplanado, facilitando a construção de edificações definitivas.
O arquitecto se preocupou em criar espaços confortáveis e de baixo custo. Para isso, os contentores foram equipados com revestimentos de madeira, que ajudam na manutenção térmica e no equilíbrio da humidade. A madeira também ajuda a evitar o uso de materiais sintéticos e cheios de toxinas.
As moradias receberam grandes janelas, mas também foram mantidas áreas fechadas e escuras. Esse equilíbrio proporciona o aproveitamento da luminosidade natural em alguns ambientes e conforto e segurança. O tecto é equipado com fibras à prova de fogo e todo o contentor é isolado com um sistema de fibras de madeira.
O arquitecto criou o projecto com a intenção de produzir as moradias de baixo custo e utiliza materiais da área. Ainda assim, as habitações são confortáveis e contam com uma cozinha, quarto, casa de banho, sala, varanda e um terraço.
Fonte:
Vandkunsten Architekts