Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Abril 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens


Comentários recentes

  • Anónimo

    Já conhecia essa localidade e continua a ser inter...

  • Anónimo

    Pois mas aquilo não é uma mulher mas sim uma gaja ...

  • Anónimo

    Também acho.


Notas





BPT


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


A cura

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Espalhar canteiros de hortaliças pelas escolas

Quarta-feira, 11.04.18

Curitiba espalha canteiros de hortaliças nas escolas
Hortas de escolas são laboratório vivo e estimulam a alimentação saudável.

A Prefeitura de Curitiba está espalhando canteiros repletos de hortaliças pela rede municipal de educação. Entre as 87 unidades com atividades de cultivo para os estudantes, 25 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) contam com o apoio dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab). São 6,6 mil crianças beneficiadas.

“As hortas são espaços que tornam possível uma alimentação saudável e criam ou resgatam os elos com o ciclo da natureza”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi. 

Foto:ciclovivo

 

Laboratório vivo

Quase todos os dias, estudantes da Curitiba Ano 300 vão aos canteiros, junto à área de atividades pedagógicas, para ver o crescimento da pequena lavoura. As crianças, de 5 a 8 anos de idade, preparam a terra, plantam mudas, regam as plantas e, periodicamente, retiram ervas daninhas que nascem ao redor das hortaliças, garantindo o bom desenvolvimento do canteiro.

Além disso, avalia a professora, as atividades na horta contribuem para tornar os pequenos mais organizados e cuidadosos porque trabalham a interação e a cooperação. “Eles se ajudam muito. Há uma mudança, sim, do comportamento, e as crianças também começam a se alimentar melhor”, garante Maria Cristiane.

A estudante Julia Rodrigues, 8 anos, não gostava de comer muito alface e tomate. “Depois que comecei a experimentar a comida da horta, passei a gostar. Sempre peço para minha mãe também lá em casa”, conta a menina. Seu colega, Enzo Daniel Lepchak, 7 anos, afirma que gosta tanto de comer as hortaliças colhidas na horta como cultivar as mudas. “A gente vem sempre ver como está, põe água e fica acompanhando crescer. É muito legal”, justifica.

 

Apoio
Responsável pelo acompanhamento das hortas nas 25 escolas e CMEIs que têm apoio da Smab, o engenheiro agrônomo da Unidade de Agricultura Urbana da secretaria, Mário Takashima, conta que a ação conjunta com a Secretaria da Educação começa ainda no planejamento dos espaços. “Orientamos sobre os melhores locais para a implantação dos canteiros, levando em consideração a necessidade de luz, sombra e água, e também damos apoio periódico, inclusive, fornecendo as mudas necessárias nos períodos de replantio, como está ocorrendo agora em abril”, enumera o especialista.

 

Takashima participa, periodicamente, de atividades com os estudantes das escolas e CMEIs parceiros. “Eu estimulo as crianças a mexer com a terra, a plantar as mudas e a cuidar das plantas. Além disso, falo com os alunos sobre alimentação saudável e eles ficam muito encantados. É uma forma muito lúdica de estimulá-las a experimentar coisas novas”, avalia ele.

 

O engenheiro agrônomo da Smab ressalta que, além da questão do estímulo da alimentação saudável, outros aspectos ligados ao cultivo são postos em prática, como a produção do próprio adubo. “As crianças também aprendem como aproveitar melhor restos de alimento, como cascas de frutas, que iriam para o lixo e são usadas na compostagem (produção de adubo orgânico a partir de sobras), o que reduz impactos ambientais e dá novas perspectivas para a alimentação”, completa Takashima.

 

As informações são da Prefeitura de Curitiba

Autoria e outros dados (tags, etc)

A água é de todos


1 comentário

De ferias bali a 26.05.2018 às 14:32

cada vez mais as crianças precisam é de sujar as mãos, andar a brincar na terra, ficar fortes!

Comentar post








Ciência Iniciática

O espírito domina a matéria.