Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O que se passa de relevante no mundo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
No Egipto, onde o verde é raro, um projecto faz nascer árvores em pleno deserto. E você vai conhecer cientistas espalhados pelo mundo que lutam pelo mesmo objectivo: manter e expandir a mata nativa.
No Egipto, um projecto faz uma floresta crescer no meio do deserto. A iniciativa usa água reciclada para irrigar as árvores. E está dando certo!
No Brasil, cientistas lutam para manter na mata algumas espécies ameaçadas, como a araucária, o pinheiro brasileiro. Dentre as várias iniciativas para conservar a floresta, um projecto no sul do Brasil reflorestou uma antiga fazenda e a transformou em um condomínio para quem quer viver perto da natureza. Um novo modelo que visa proteger 400 hectares de floresta. O passeio rendeu belos flagrantes da vida selvagem.
O programa, inteiramente dedicado às florestas, levou a equipe do Futurando ao Tajiquistão, país que faz fronteira com a China e com o Afeganistão. Lá, a luta para manter a floresta também é responsabilidade da comunidade local: eles criaram um sistema no qual cada agricultor é responsável por preservar uma parte da mata.
Na Alemanha, encontramos uma empresa que, indirectamente, colabora com a preservação das reservas tropicais. Eles desenvolveram um tratamento que transforma tábuas de pinho em uma madeira mais dura e resistente, à prova de chuva. Esse material surge como uma nova alternativa ao uso de madeira vinda de florestas tropicais, normalmente empregada na fabricação de móveis em países europeus.
Fonte:
dw