Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O que se passa de relevante no mundo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Há cada vez mais pessoas alérgicas a alimentos, tecidos, bebidas, também a cosmética e outros químicos.
No tempo do calor há quem use repelentes. Aqui estão alguns exemplos de plantas e óleos essenciais que podem ser usados.
Lembre-se de usar os óleos essenciais com moderação e prefira os óleos biológicos.
A erva-cidreira é particularmente eficaz a manter insectos picadores à distância, mas também é uma espécie invasora. Requer, por isso, algum cuidado quanto ao seu cultivo.
Ao queimar o alecrim, outra planta a considerar, numa pequena fogueira, o incenso que emana não só cheira bem como é muito desagradável para as pequenas criaturas, mantendo-as afastadas.
Para além de ter uma flor bonita, a alfazema exala um perfume agradável que repele os mosquitos e também mantém as traças bem longe. Também é muito eficaz quando esfregada diretamente sobre a pele.
A erva-gateira, prima da hortelã, é perfumada e contém uma substância química chamada nepetalactone, que é, ao mesmo tempo, um atrativo felino e um repelente de insetos muito eficaz.
O manjericão também integra esta lista. Um estudo de 2009 mostrou que o óleo essencial desta variedade botânica é tóxico para as larvas de mosquito.
A hortelã-pimenta também afasta os mosquitos. Na sua forma concentrada, é, por vezes, utilizada como um repelente de insetos. O seu óleo essencial afasta os adultos e mata as larvas de variadas espécies. No quintal ou na horta se não tivermos cuidado ela depressa se transforma numa prga infestando todo o terreno.
Tal como acontece com o alecrim, se queimar a salva/sálvia numa pequena fogueira, o incenso que emana tem um perfume muito bom, mas muito desagradável para os mosquitos.
A planta-mosquito, nome por que também é comercializada a citronela devido ao seu forte perfume, é no entanto, de todas as plantas, a menos eficaz no afastamento dos mosquitos. Todavia, se a esfregar directamente na pele, esta fornece alguma protecção. Não confundir com a erva-príncipe.
Plantas ou óleos de arruda, eucalipto, gerânio e de jasmim também são prestáveis para este serviço.
Fontes:
ciberrede
sapo