Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O que se passa de relevante no mundo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
"ECO ALDEIA COM EDUCAÇÃO LIVRE PARA PESSOAS OU CASAIS VEGETARIANOS.
O espaço onde se implantará a tribo,fica a norte de Portugal.São 120.000 metros quadrados de terreno, 4 construções quase reformadas ,1 ruína grande e duas pequenas, um antigo moinho e também um lindo espigueiro de 1860. A quinta é linda!.
Com um precioso curso de água cristalina,ao longo do qual existem algumas concavidades,nas quais se pode tomar banho,rochas e árvores seculares, majestosas e lindas. Diante dos nossos olhos,uma vista deslumbrante,com espaços mágicos,convidando á serenidade, á meditação e ao silêncio. Aí a energia e vibração,são estupendas. Estes terrenos encontram-se numa zona montanhosa,cuja vertente inclinada possui espaços planos para cultivo de legumes, horta, cereais…….
Água a jorros,durante todo o ano. São 5 as nascentes de água dentro da quinta, sem contar com a que corre pelo antigo canal,que levava a água do rio aos moinhos. Este local de eleição, fica na base de umas montanhas cuja altitude chega aos 1200 metros,protegendo a nossa eco aldeia,dos ventos do norte,embora estes terrenos se encontrem a 300 e 400 metros, acima do nível do mar. Dista 10 minutos andando da aldeia mais próxima, onde as vacas permanecem pachorrentas no seu domínio ao ar livre pela encosta verdejante.
E a 20 minutos de carro, até á povoação de maior aglomerado populacional,"Cabeceiras de Basto". O clima é bom, não muito rigoroso no inverno. Não cai muita geada,e em 10 anos, só uma vez nevou. Bom clima para as laranjeiras que também fazem parte da paisagem.
RESUMO DO PROJECTO DE AUTO-SUFICIÊNCIA ,ALIMENTAÇÃO RESPEITOSA, ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO LIVRE
1 A eco-aldeia funciona em sociedade corporativa,formando-se uma ASSEMBLEIA onde em conjunto se tomarão todas as decisões por consenso.
2 Cada um vive num espaço íntimo,(casa)e partilha os espaços comunitários. Todas as actividades,construções,pequenas hortas,etc.que se irão criar,partem dos princípios e esboços da permacultura.
3 Temos hortas comunitárias,tanto para cobrir as necessidades de alimentação diárias,como as cíclicas (cereais,azeite e frutas….).. O objectivo é suprir as necessidades básicas da comunidade.
4 Neste nosso pequeno mundo,temos umas edificações comunitárias,para todas as actividades que compartilhamos nos afazeres diários.(oficinas de reparações e padaria, sala de projecções,refeitório comunitário,sala de cursos,espaços para a meditação,escola e lazer. O intercâmbio,ou venda de produtos comunitários,e todas aquelas que acordarmos.
5 Dentro da eco aldeia,assumimos a educação das crianças,nos espaços acordados para tal.(edifício,exteriores e bosque). Far-se-á a educação livre compartilhada,onde as crianças podem crescer desde o respeito ao desenvolvimento individual,ás suas verdadeiras necessidades,estimulando a auto-estima, o trabalho de equipa e potenciando as capacidades e recursos naturais e únicos, que os acompanham. Para viver em harmonia com estes valores,na eco aldeia não haverá televisão,ou play stations,competitivos,. Mas sim, sala de cinema, jogos,danças, rituais, espaços artísticos, criativos e de leitura etc.
6 Dentro da comunidade,só se comercializará economicamente, o que é comunitário.Cada pessoa em sua casa e espaços criados para tal,pode fazer qualquer tipo de produto ou actividade e comercializá-la fora. Todas as pessoas que vivem no nosso convívio,dedicarão um tempo de 15 horas semanais,a tarefas comunitárias.Dentro ou fora do projecto pode introduzir-se qualquer tipo de actividade comunitária,económica ou não ,de intercâmbio de regalo ou prazer,que a ASSEMBLEIA decida,para obter um benefício económico,de sabedoria,lúdico,cultural,etc.que complementará ,se necessário, o que a natureza nos oferece.
7 Entre todos ajudar-nos-emos mutuamente para assim tornarmos a vida mais fácil e divertida.
8 Na eco aldeia,todas as nossas actividades e relações de convivência,estarão animadas e impulsionadas pelo coração,além do mais sincero e amoroso respeito pelas pessoas e suas diferenças.Espiritualmente sentimos a unidade dentro de nós. E, como unidade que somos com o Universo,compartilhamos e expressamos esta energia,ajudando-nos,e ajudando,desde as actividades e do amor.conseguindo assim espero,que as nossas relações e todos à nossa volta,sejam um caminho sem fim de sabedoria e consciência,em todos os âmbitos das nossas vidas.(social,educativa,espiritual,ecológica,no campo alimentar etc).
9 A nossa presença aqui,deve ser livre de encargos económicos e dívidas,que nos forçariam e atariam a um ritmo de actividade económica.Esse ritmo,nos manteria estranhos nessa roda estranha e alheia ao nosso verdadeiro ser e estar,afastando-nos das nossas necessidades mais intimas e reais.
10 Aqui, optaremos pelo vegetarianismo sem consumo de álcool tabaco ou drogas.Os animais não domésticos,galinhas ovelhas,cabras e abelhas,serão exclusivamente comunitários. Com eles trocaram ovos, lã de roupas, polinização de alimentos, leite para o queijo, adubo para o gás e hortas, etc Qualquer outro animal não doméstico fora dos não mencionados,a ASSEMBLEIA decidirá a sua incorporação ou não na eco aldeia.Em todo o nosso espaço,todas as nossas actuações, serão de respeito á natureza,não matando,nem comercializando os animais.
11 A eco aldeia,estará vinculada com o que a rodeia,relacionando-nos e actuando nele. Seremos também objecto de sensibilização em todos os temas e valores que se praticam no dia a dia,em relação uns com os outros,com a mãe terra e com o Universo.Portanto ao mesmo tempo que actuamos como exemplo de discernimento prático incorporando-nos na harmonia e equilíbrio da natureza,também sentimos que temos de actuar desde a consciência e não violência,como motor de expansão dentro de nós e á nossa volta,longe ou perto.
12 Estamos a falar de fazer um bom fogo, com a lenha dos medos e dos egos,que cozinharemos num grande caldeirão;a espiritualidade,discernimento,não violência,auto-suficiência, sustentabilidade, permacultura, ecologia, alimentação respeitosa ,e com tudo aquilo que possa alimentar o nosso desenvolvimento pessoal,animando e ajudando para que a cada dia que passa,a vida no planeta,seja mais justa,alegre e amorosa.
Gostaste da ideia?
EM DEFINITIVO: pessoas e famílias que amamos e respeitamos a natureza, reduzimos o lastro das necessidades criadas mas desnecessarias e vivemos maioritariamente adaptando-nos ao que a natureza nos oferece,(respeitando a vida animal). Reduzimos ao mínimo a nossa dependência do dinheiro.
Desde o AMOR, Fluímos na UNIDADE,conectados ao coração do Universo. Autogestionando a saúde,a educação,a alimentação,as energias,a ajuda mútua e tudo o que pudermos. Cada um no seu espaço entre-ajudando-se e também compartilhando actividades, terras e crescimento individual e grupal. Expressando e sentindo o amor,a terra,a simplicidade,a paz e o despertar da consciência.Que nos traz a sabedoria,e nos aproxima cada vez mais,ao ser e estar no nosso centro,conectados à realidade que emana dos nossos corações...e, sobretudo,estar no presente,vivendo e compartilhando nossos sonhos. AVANÇAMOS PARA UM MONDO NOVO, DESDE O NOSSO CORAÇÃO Esta ideia faz eco em ti? ecoaldeavegetariana@gmail.com Um abraço amoroso"
Temas relacionados:
- O MEU IDEAL DE ECOALDEIA
- CASAL FELIZ VIVE NA MARGEM DO RIO SÔRDO
- COMUNIDADE DE TAMERA - ALENTEJO
- ANASTASIA: ECO-ALDEIA NA BIELORÚSSIA (VÍDEO)
- RÚSSIA: UM HECTAR DE TERRENO PARA TODOS
- VIVÊNCIAS ECOPEDAGÓGICAS NA ECO ALDEIA FLECHA DA MATA
- PORQUE ARDE PORTUGAL MAIS DO QUE TODO O RESTO DA EUROPA?!?
Fonte:
Ecoaldea Vegetariana Portugal