Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Janeiro 2018

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens


Comentários recentes

  • Anónimo

    As pirâmides enorme da Bósnia para além de serem g...

  • Anónimo

    Já verificaram como este verão está a ser um dos m...

  • Anónimo

    musica da boahttps://www.youtube.com/watch?v=rSFfa...


Notas





Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


A cura

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Quiri, uma árvore com futuro

Quarta-feira, 17.01.18

A luta contra a desertificação e as alterações climáticas pode ter um grande aliado na própria natureza. A árvore kiri japonês (Paulownia tomentosa) possui entre outras qualidades a importante propriedade de recuperar um solo improdutivo e deixá-lo apto para ser utilizado com qualquer tipo de cultivo, contribuindo para o combate à desertificação. As suas raízes permitem controlar e estabilizar a erosão do solo. Suas folhas são ricas em nitrogénio e fornecem nutrientes para o solo se recompor.
Como se isso não bastasse, a árvore kiri/quiri cresce muito rápido. E não é só isso, esta árvore absorve 10 vezes mais dióxido de carbono do que qualquer outra árvore e emite muito mais oxigénio. Tem ainda a possibilidade do aproveitamento da folhagem para o gado, o uso potencial para reflorestamento de terras degradadas, além de seu valor como planta ornamental.
A quiri/kiri é uma árvore originária do norte da China e Coreia. É encontrada também no Japão e foi introduzida na Europa em 1834. Na China, existe uma tradição milenar de plantar um quiri/kiri quando nasce uma criança.

Foto: raizesefolhas

 


São árvores decíduas (ficam sem folhas no inverno) que podem alcançar até 25 m de altura com um tronco de até 1 m de diâmetro. As folhas são pilosas, verde escuro com forma ovalada e de coração, distribuídas nas hastes de maneira oposta e alternada. As flores aromáticas são tubulares, de coloração lilás. O fruto é uma cápsula seca oval contendo milhares de sementes minúsculas. A madeira oriunda de seu caule é bastante leve.
Suas características fisiológicas permitem que esta árvore se adapte a uma grande variedade de climas. Seu porte é recto e com poucos nós, o que a torna interessante para a indústria madeireira. Após o corte se regenera de forma vigorosamente até sete vezes.

 

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solos profundos, não arenosos, preferencialmente enriquecidos com matéria orgânica e irrigados no primeiro ano de implantação. Após este período as regas podem ser deixadas por conta das chuvas e depois de bem estabelecida ela é muito resistente à estiagem. Tolerante ao frio invernal, geadas e poluição ambiental. Resistente também a incêndios, rebrotando com vigor a partir de suas raízes. As podas anuais, realizadas sempre após o florescimento, estimulam intensas florações no ano seguinte e ajudam a controlar o porte e a forma da árvore. Multiplica-se por estaca/estaquia, alporquia e por sementes. As sementes devem ser colhidas dos frutos já secos, quando estão iniciando a abertura natural.


Economicamente, o cultivo da árvore quiri/kiri pode ser orientado para a obtenção de biomassa ou para a produção de madeira de excelente qualidade, ambas muito rentáveis. Seu principal valor comercial e industrial encontra-se em seu rápido crescimento, muito maior do que o alcançado por outras espécies arbóreas, tornando-se muito produtiva e rentável.
A sua madeira é de excelente qualidade, sendo muito leve e forte, apresentando uma secagem rápida e não se deforma facilmente. O país com a maior demanda por esta madeira é o Japão.
Além da grande versatilidade na aplicação a madeira, o quiri possui especial aplicação nas artes plásticas, especialmente no uso pelos escultores precisamente por causa de sua suavidade. Por outro lado, as Paulownia acumulam os taninos na madeira tornando-a resistente à invasão de carunchos e cupins.
A árvore quiri também é plantada como fonte de néctar. Suas flores são abundantemente ricas em néctar e o mel obtido a partir delas é de alta qualidade. Suas qualidades surpreendentes fizeram dela uma espécie de planta obrigatória também para parques e jardins, não só na Ásia, mas também na Europa.

Foto:ecoportal

 


Em vista de seus benefícios, o estado do Texas nos Estados Unidos começou a implementar um projecto chamado Kiri Revolution (A Revolução Quiri, que consiste em plantar um milhão de Kiris a fim de recuperar as áreas com solos degradados. O projecto tem o objectivo, além da recuperação dos solos, de combater as alterações climáticas por sua absorção até dez vezes mais de dióxido de carbono do que qualquer outra árvore no mundo, além de emitir grandes quantidades de oxigénio.
Se essa experiência for bem sucedida, a árvore mais resistente do mundo poderá ajudar a recuperar muitas regiões do nosso planeta cada vez mais degradado.

 

Pode gostar de ler:

ALTERNATIVAS AOS INCÊNDIOS E AO EUCALIPTO

INICIATIVA: ALDEIA DECIDE ARRANCAR OS EUCALIPTOS PARA EVITAR OS FOGOS

PORQUE ARDE PORTUGAL MAIS DO QUE TODO O RESTO DA EUROPA?!?

SECA: VINAGRE AJUDA AS PLANTAS

INCÊNDIO: A ÁRVORE MEDITERRÂNICA QUE RESISTE AO FOGO

ÁRVORES: INDIANOS DÃO UM EXEMPLO A SER SEGUIDO (VÍDEOS)

O MAIS VELHO HABITANTE DA EUROPA TEM 1075 ANOS

BRASILEIRO PLANTA MAIS DE 2 MILHÕES DE ÁRVORES

EQUADOR: AS ÁRVORES QUE SE MOVEM

ALEMANHA: CIDADE MAIS VERDE, JARDINAGEM URBANA

CAZAQUISTÃO: A CASA QUE RODEIA A ÁRVORE

COLÓNIA: A CIDADE PLANTA ÁRVORES DE FRUTA, CADA UM PODE COLHER

PLANTAR ÁRVORES É UM MODO DE TORNAR O PLANETA MAIS HABITÁVEL

 

Fonte:

Raizes e Folhas

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

A água é de todos


1 comentário

De Anónimo a 01.05.2019 às 22:32

www.paulownia.pt

Comentar post








Ciência Iniciática

O espírito domina a matéria.