Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O que se passa de relevante no mundo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Uma equipe de cientistas alemães, britânicos e holandeses detectou uma redução significativa do número de insectos voadores da Alemanha, sendo algo que representa uma grave ameaça para a vida na Terra.
Assim, o número de insectos voadores reduziu 76% desde 1989. Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores europeus analisaram mais de 1,5 mil amostras de biomassa recolhidas durante estes anos em 63 reservas naturais da Alemanha.
"Já há muito tempo se suspeitava desta redução, contudo, os resultados são muito mais assustadores do que pensávamos", declarou o responsável pelo estudo, Caspar Hallman, da Universidade Radboud de Nimega (Países Baixos). Este frisou que, em pleno verão, a redução atinge até 82%.
Foto: sputnik
De acordo com os biólogos, a redução dos insectos voadores na biomassa é realmente um sinal alarmante e é preciso descobrir os motivos dessa catástrofe, caso contrário, a humanidade pode enfrentar a uma extinção de insectos capazes de influenciar a cadeia alimentar terrestre, o que por sua vez causaria a extinção de outras espécies de animais e pássaros.
Foto:dwn
Entre hipóteses mais prováveis deste fenômeno são o uso de pesticidas neonicotinóides, alterações climáticas, agricultura intensiva, poluição das indústrias e rodoviárias, destruição dos habitats verdes, poluição electro-magnética e a utilização descuidada de solo por parte de agricultores.
Por sua vez as aves sofrem dos mesmos problemas que os insectos, a consequência é a redução em algumas áreas dos campos na Alemanha chegar a mais de 80%.
Poderá gostar de ler:
- AS ABELHAS E A SUA SENSIBILIDADE
- HIMALAIAS: ABELHAS PRODUZEM "MEL LOUCO"
Fonte:
sputnik