Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O que se passa de relevante no mundo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Rodeado pelos enormes picos cobertos de neve existe um pequeno país, que segue um caminho pouco convencional: Na capital do Butão, Thimphu, não existem semáforos nem cigarros, porém um monte de antigas tradições que ainda estão bem vivas. Ali mede-se a FIB (Felicidade Interna Bruta/Ilíquida) de modo a garantir que as pessoas estão bem. Uma coisa é certa: o Butão é diferente. E apresenta aos países industrializados, um modo diferentes de como também se pode viver. "O produto interno bruto não me interessa.  Eu estou é interessado na felicidade nacional ilíquida", disse Jigme Singye Wangchuk nos anos 80. O rei do Butão, diz seriamente: Desde então, medimos a qualidade de vida e da educação, da saúde e do conhecimento sobre os mitos e as lendas do meu país. Estas últimas, estão omnipresentes no Butão.
FIB é baseado na premissa de que o objectivo principal da sociedade não deveria ser apenas o factor crescimento económico, mas sim a integração do desenvolvimento material com o cultural , o espiritual e o psicológico, obviamente sempre em harmonia com o planeta Gaia/Terra.
Aqui, o habitual é a compaixão pelos humanos, pela vida animal e pelas plantas.
Uma das principais atracções do país é o "Ninho do Tigre". O monumental complexo do mosteiro, com os seus telhados vermelhos e dourados, abraça os íngremes penhascos e atrai hordas de peregrinos.
A mais de 3.000 metros de altitude, tem de se superar os estreitos caminhos da montanha, para finalmente se alcançar este santo lugar poderoso e orar as suas orações. Nas proximidades há uma caverna, onde terá chegado um sábio budista montado num tigre. Aqui, os monges butaneses meditam durante três anos seguidos.
Os butaneses são pessoas pacíficas. Eles incluem a compaixão, a tolerância e a harmonia, não só entre si, mas também com os animais, que muitos dos habitantes mantêm.
Não trancam as suas vacas e os porcos, em vez disso preferem construir cercas em torno das plantas para estarem protegidas do gado ruminante. A larga maioria das frutas e produtos hortícolas dos campos de cultivo, é de origem biológica. Mas também as árvores também desfrutam de uma proteção especial. Aprox. 60% do Butão é coberto por floresta. E isso vai continuar assim, porque ali a lei proíbe o desmatamento de florestas.
O que abrange o FIB:
1) O bem estar psicológico
Avalia o grau de satisfação e de optimismo que cada indivíduo tem em relação a sua própria vida. Os indicadores incluem a prevalência de taxas de emoções tanto positivas quanto negativas, e analisam a auto-estima, sensação de competência, stresse, e actividades espirituais.
2) A saúde
Mede a eficácia das políticas de saúde, com critérios como a auto-avaliação da saúde, invalidez, padrões de comportamento arriscados, exercício, sono, nutrição, etc.
3) O uso do tempo
O uso do tempo é um dos factores mais significativos na qualidade de vida, especialmente o tempo para lazer e socialização com a família e os amigos. A gestão equilibrada do tempo é avaliada, incluindo tempo no trânsito, no trabalho, nas actividades educacionais, etc.
4) A vitalidade comunitária
Foca nos relacionamentos e interacções nas comunidades. Examina o nível de confiança, a sensação de adaptação e integração, a vitalidade dos relacionamentos afectivos, a segurança em casa e na comunidade, a prática de doação e de voluntariado.
5) A educação
Leva em conta vários factores como a participação em educação formal e informal, competências, envolvimento na educação dos filhos, valores em educação, educação ambiental, etc.
6) A cultura
Avalia as tradições locais, festivais, valores nucleares, partipação em eventos culturais, oportunidades de desenvolver capacidades artísticas, e discriminação por causa de religião, raça ou género.
7) O meio ambiente
Mede a percepção dos cidadãos quanto à qualidade da água, do ar, do solo, e da biodiversidade. Os indicadores incluem acesso a áreas verdes, sistema de recolha de lixo, reciclagem, etc.
8) A governação
Tem em conta como a população avalia o governo, a comunicação social, o sistema judiciário, o sistema eleitoral, e a segurança pública, em termos de responsabilidade, a honestidade e transparência. Também mede a cidadania e o envolvimento dos cidadãos com as decisões e processos políticos.
9) O padrão de vida
Avalia o rendimento individual e familiar, a segurança financeira, o nível de dívidas, a qualidade das habitações, etc.
O conceito nasceu ainda nos anos 70 e foi colocado em prática nos anos 80.
Fontes:
prawdatv
felicidade interna bruta