Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O que se passa de relevante no mundo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
A grande maioria das pessoas, não tem uma noção real do mundo, dos continentes e seus territórios, por os ensinamentos escolares e dos meios de comunicação social serem completamente manipulados. Uma explicação plausível é o poder instituído não querer perder o seu poder e por isso apresentar o hemisfério norte muito maior do que o hemisfério sul.
A história
Gerardus Mercator Rupelmundanus ou Gerhard Kremer, foi um cartógrafo flamengo nascido em 1512 e que em 1569 revolucionou a cartografia ao conseguir representar o globo terrestre em um retângulo plano, a chamada “Projeção de Mercator”, na época, chamado por ele de “Nova et aucta orbis terrae descriptio ad usum navigantium emendate accommodata”.
Mercator utilizou 24 linhas verticais (chamados meridianos) e 12 horizontais (paralelos) que se iam afastando umas das outras conforme se aproximavam dos pólos.
Mas, como toda projeção cartográfica, a de Mercator possui uma distorção, só que nos pólos. Devido a isso da maneira como estão representados, os continentes afastados da linha do Equador ficam (muito) maiores do que são na realidade. Por exemplo, a Groenlândia que, na Projeção de Mercator aparece maior que a América do Sul, e do tamanho de África, quando afinal, a América do Sul e África são bem maiores.
Superfície Terrestre - Projeção - Mapa
Sabia que na realidade o hemisfério norte possui 18,9 milhões de milhas quadradas enquanto o hemisfério sul possui 38,6 milhões de milhas quadradas? Compare com a "realidade" cartográfica que conhece desde os tempos de escola!
Agora, compare os reais 3,7 milhões de milhas quadradas da China com os 0,8 milhões de milhas quadradas da Groenlândia neste mapa ao lado!
Mais outra ilusão que nos ensinaram.
Sabia que a Europa tem somente 3,8 milhões de milhas quadradas enquanto a América do Sul chega aos 7 milhões de milhas quadradas? Mas no mapa da nossa escola e que vendem por todo o lado, a Europa aparece maior do que a América do sul, quando o Brasil é praticamente do tamanho da Europa sem a Rússia.
Uma crítica que essa projecção recebe é o fato de ela possuir um caráter eurocêntrico. Se considerarmos o contexto histórico-geográfico no qual ela foi elaborada, podemos compreender melhor essa questão. Afinal, sua elaboração aconteceu num momento em que as expansões marítimas europeias estavam em seu auge, de modo que as regiões do sul do planeta não eram consideradas “relevantes”, assim o hemisfério sul foi totalmente distorcido.
Projecção de Mercator e projecção de Pedro/Peters
Qual dos dois mapas mundi corresponde então à realidade?
O mapa que se segue corresponde à realidade, segundo a projecção de Pedro/Peters
ou ainda este
ou este
A imagem que se segue, o Mundo de Novacco em 1590 !
Impressionante, já em 1590 se tinha uma noção bem real do mapa mundi, no entanto quase 500 anos depois ainda ensinam nas escolas o mapa distorcido do mundo.
Qual a intenção do mapa distorcido?
Imagem real
O víd é bem curto e merece ser visto
Fontes:
brasilescola.uol
infoescola
anovaordemmundial
geoprofessora.blogspot.pt
canalkids.com.br
1.curso-objectivo.br
spg.com.br